História
O Kickboxing começou a praticar-se em Portugal em 1975, com a designação de Full-Contact. As primeiras competições nacionais e internacionais datam de 1977, sendo a participação de Portugal dirigida pela Associação Portuguesa de Full-Contact.
Com o desenvolvimento da modalidade, surgiu a necessidade de criar uma estrutura institucional capaz de a representar devidamente, o que levou à colaboração com a Direcção Geral dos Desportos (DGD), daqui resultando a fundação da Federação Portuguesa de Kickboxing e Full-Contact, em 25 de Janeiro de 1988.
O início do apoio oficial data de 1990, quando começou a atribuição regular de apoios financeiros que contribuíram para a organização e o crescimento da estrutura federativa da modalidade.
No ano de 1993, foram integrados os Clubes e treinadores da então Federação Portuguesa de Karaté-Contact, alargando-se desta maneira a base de apoio.
Neste ano, foi particularmente importante a filiação na World Kickboxing Association (W.K.A.).
A 26 de Janeiro de 1995, concretiza-se a filiação na Confederação do Desporto de Portugal.
No ano seguinte, surge o reconhecimento oficial da Federação com a atribuição do Estatuto de Instituição de Utilidade Pública Desportiva, que veio a revelar-se fundamental para o desenvolvimento e crescimento do Kickboxing Nacional.
Também em 1996, a modalidade foi reconhecida pelo Comité Olímpico Português, sendo assim Portugal um dos primeiros países em que o Kickboxing foi reconhecido pelo movimento olímpico.
Em 1998, foram aprovados o Regulamento Nacional de Arbitragem e o Regulamento de Competição, permitindo ambos uma melhor organização dos eventos desportivos da modalidade. No mesmo sentido, iniciou-se em 1999 o Controlo Anti-dopagem.
Em 2002, a Federação altera a sua designação para Federação Portuguesa de Kickboxing, alterando-se também os Estatutos e o logotipo até aí existentes.
Surge também o Regulamento de Alta Competição, onde se destacam as normas de atribuição de prémios pecuniários a atletas e respectivos treinadores que sejam medalhados em Campeonatos Internacionais.
É ainda instituída a Gala Anual destinada a homenagear as figuras da modalidade que se distinguiram ao longo da época desportiva.
No que respeita à formação, considerada sempre prioritária, verifica-se a organização de um curso de monitores e outro de formação de formadores específicos para a modalidade.
Em 2004 foi inaugurada a página da Federação na internet.
Durante o ano de 2006, procedeu-se a nova alteração dos Estatutos, bem como da designação e logotipo. A federação passou, então, a designar-se Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai.
Começou, então, uma fase de maior dignificação e de grande visibilidade das modalidades.
Saliente-se que, ao longo destes anos, a FPKM foi já responsável pela organização de várias competições internacionais, destacando-se:
Campeonato da Europa de Seniores de 1994 (Lisboa)
Campeonato do Mundo de Juniores de 1999 (Lisboa)
Campeonato do Mundo de Seniores de 2006 (Lisboa)
Campeonato da Europa de Juniores de 2007 (Algarve)
Campeonato do Mundo de Seniores de 2007 (Coimbra)
Campeonato da Europa de Muaythai 2013 (Lisboa).