ROOT/news

Muaythai Presente nos Jogos Europeus de 2023

26/02/2021
Os Jogos Europeus de 2023 têm recebido todas as atenções enquanto se aguarda com grande antecipação a divulgação dos desportos que terão a honra de fazer parte do programa oficial dos Jogos Europeus de 2023 na Polónia.

Os Jogos Europeus de 2023 têm recebido todas as atenções enquanto se aguarda com grande antecipação a divulgação dos desportos que terão a honra de fazer parte do programa oficial dos Jogos Europeus de 2023 na Polónia.

 

Um destes lugares tão cobiçados foi entregue ao desporto e arte do Muaythai, uma arte marcial milenar muito apreciada. O Muaythai é uma arte marcial com origens que data para lá de mil anos, enriquecida com tradições centenárias, e um dos desportos de combate que mais tem crescido no mundo.

 

A International Federation of Muaythai Associations (IFMA), que é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional como a autoridade desportiva a nível mundial, é composta por 146 federações nacionais, que têm trabalhado em conjunto na promoção do Muaythai enquanto estilo de vida.

 

O formato competitivo tem sido alinhado com as referências do Movimento Olímpico, promovendo a igualdade de género, um objetivo ao qual a IFMA se tem dedicado ao longo dos anos. As categorias para os Jogos Europeus serão iguais, com sete divisões para atletas masculinos e femininos e dois eventos de géneros mistos de modo a assegurar esta igualdade no programa do Muaythai nos Jogos Europeus.

 

O Presidente da IFMA, Dr. Sakchye Tapsuwan, mencionou que o “Muaythai é o desporto nacional da Tailândia e a Ásia tem-no, nas últimas décadas, liderado. A Europa tem crescido em força, como se pode ver nos últimos dois Campeonatos do Mundo, onde de um modo geral os vencedores eram de países europeus.” O Presidente expressou a sua gratidão, especialmente ao Comité Olímpico Europeu (COE) pela confiança depositada na IFMA, e agradeceu à Polónia, à organização e ao governo por terem apoiado a candidatura da IFMA.

 

Charissa Tynan, Directora da IFMA, referiu que a “IFMA e o Muaythai estão orgulhosos em fazer parte dos Jogos Europeus de 2023, e por o COE partilhar a visão da IFMA em criar oportunidades iguais para todas as habilidades e géneros. Para a IFMA, igualdade de género não é apenas uma formalidade, mas antes o assegurar de que tanto as mulheres como os homens têm as mesmas oportunidades de brilhar em conjunto num só palco como uma família.”

 

Janice Lyn, Presidente da Comissão dos Atletas da IFMA e Membro do Comité Executivo, mencionou que “Este é um dia histórico para o Muaythai e, mais importante ainda, para os atletas da Europa que farão parte deste evento multidesportivo continental de grande relevância, organizado pelo Comité Olímpico Europeu. Este é um passo em frente que dá aos atletas e aos jovens a oportunidade de fazerem parte do Sonho Olímpico e encarnar os Valores Olímpicos de Excelência, Amizade e Respeito. Obrigada ao EOC e à Polónia for fazerem este sonho tornar-se realidade para os Atletas Europeus de Muaythai.”

 

Rafal Szlachta, Vice-Presidente da IFMA e Presidente da Federação de Muaythai da Polónia afirmou que “Em ambas as minhas posições enquanto Presidente da Federação de Muaythai da Polónia e Vice-Presidente da IFMA, estou muito orgulhoso que os nossos atletas polacos de Muaythai possam agora ter a oportunidade de continuar a caminhada ao lado de atletas dos outros 25 desportos que participarão durante a cerimónia de abertura dos Jogos Europeus de 2023. A Polónia recebeu em 2014 o Campeonato Europeu na bela cidade de Cracóvia. O evento teve uma assistência mais de 10.000 espectadores, o que demonstra o inacreditável nível de popularidade e apoio que o Muaythai tem na Polónia. Estamos orgulhosos e estamos prontos.”

 

Para além do Muaythai, também o Tiro com Arco marcará a sua presença nos Jogos Europeus. A família da IFMA gostaria de congratular a World Archery por esta conquista, já que teremos todos pela primeira vez a oportunidade de ver os nossos atletas estrearem-se enquanto embaixadores dos nossos desportos na Cerimónia de Abertura dos Jogos Europeus de 2023.

 

Secretário Geral do COE, Raffaele Pagnozzi, disse que “Estamos a preparar o programa desportivo mais forte e mais antecipado da história dos Jogos Europeus, um em que os fãs do desporto na Europa e em todo o mundo ficarão ansiosos por assistir.”

 

Comissão Coordenadora do COE para os Jogos Europeus de 2023, presidida por Hasan Arat, tem trabalhado em conjunto com um número de Federações Europeias para finalizarem a sua participação em Kraków-Małopolska.

 

“Em conjunto com o Director Desportivo do COE, Peter Brüll, estamos em contacto diariamente com um número diverso de federações desportivas sobre a participação nos Jogos Europeus de 2023,” afirma Arat. “Estamos muito satisfeitos com o interesse crescente nos Jogos Europeus, que demonstra também um bom pronúncio para a organização da melhor edição dos Jogos Europeus de sempre, apenas um ano antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.”

 

 

Fonte: IFMA

Ler também na página oficial do Comité Olímpico Europeu.